Pular para o conteúdo principal

[Resenha] Quando Lisboa tremeu - Domingos Amaral

Título: Quando Lisboa tremeu
Autor: Domingos Amaral
Editora: Casa da Palavra
ISBN: 9788577342075
Ano de lançamento no Brasil: 2011
Número de Páginas: 478
Onde encontrar: Casa da Palavra / Submarino / Livraria Saraiva / Livraria Cultura

Engana-se quem pensa que Portugal não exporta autores de alto escalão ou que não pese culturalmente na literatura contemporânea. O livro “Quando Lisboa tremeu” do autor Domingos Amaral, contraria isto e comprova ainda a existência de bons autores naquele país.

Certamente todos se lembram do terremoto que atingiu o Japão em 2011 e que assolou o país. Ou ainda quem não lembra do terremoto que atingiu o Haiti em 2010? Pois imaginem uma cidade sendo atingida por um tremor de terra com magnitude 9 na escala Richter, seguida de uma maré de mais de 20 metros invadindo as ruas e para agravar mais ainda, grandes incêndios...

Durante todo o tempo que li “Quando Lisboa tremeu” eu comparava, embora de forma atenuada, aos desastres naturais acontecidos recentemente nos países acima citados. A verdade é que o terremoto que atingiu Lisboa em 1755 foi muito mais grave, e é considerado um dos sismos mais mortíferos da História. De fato aconteceu um terremoto na pequena Lisboa daquele ano, mais precisamente no dia 1º de novembro, data em que a Igreja Católica celebra a festa de todos os santos. Irônico, não? Pois segundo os relatos, a maioria de todas as igrejas foram destruídas, enquanto lugares profanos foram poupados pela natureza e pela suscetibilidade daqueles dias...

A estória, que é contada pelo pirata Santamaría, narra os acontecimentos que mudaram a vida de 4 pessoas para sempre naquele dia trágico. E todo o livro gira em torno destes: o pirata Santamaria, a freira Irmã Margarida, um comerciante inglês – Hugh Gold e um menino de 12 anos. Embora cada um destes personagens, que foram muito bem desenvolvidos, tenham propósitos pessoais após o abalo, seus destinos estão entrelaçados de uma forma muito inesperada.
O pirata que usa o pseudônimo Santamaría, baseado no nome do seu barco que viria a ser pirateado pelo árabes, está preso antes do tremor de terra, e encontra-se numa briga com o seu rival espanhol.
A freira, presa por ser apontada pela Inquisição como possuída do demônio, encontra-se na cela com uma corda no pescoço prestes a cometer suicídio.
O comerciante inglês, que é importante destacar aqui, é um homem devasso, namorador e covarde, está em seu quarto analisando seu atual casamento e pensando em uma maneira de livrar-se da esposa.
O menino está na Igreja acompanhado da mãe para a missa esperando a sua irmã gêmea que ficou em casa com o padrasto que assedia mulheres, inclusive a própria garota.

Depois disso, tudo o que acontece, vai levar as quatro personagens a cruzarem um mesmo destino em meio à catástrofe. Pessoas, que aparentemente, não tem nada em comum, descobrem com o tempo que o passado pode resguardar segredos de ambos e que o futuro pode ser incerto para todos.

O livro é dividido em 4 partes fazendo uma clara referência aos elementos da natureza: Terra – Água – Fogo –Ar. Em cada uma delas, o autor descreve fatos que realmente aconteceram naquele dia: pilhagens, assassinatos, tentativas de assalto ao tesouro real, abuso de mulheres e moças indefesas, fugas de presos...

"Aqueles foram dias terríveis, dias em que perdemos os nossos gestos e pensamentos mais bondosos; dias em que o imperativo da sobrevivência e a presença constante do sofrimento e da morte nos alteravam, nos faziam praticar atos desagradáveis e até injustos ou criminosos, dias em que as regras se suspenderam e vieram à tona as vontades mais primitivas de cada um, o seu lado irracional (...)" (Pág. 104)

O autor brinca com os fatos, mistura muito bem os personagens históricos com os da ficção, pois no livro também pode-se encontrar o Sebastião José de Carvalho e Melo, o futuro marquês de Pombal e responsável pela reconstrução da cidade, o rei Dom José e outros personagens importantes da história portuguesa.

Narrado de forma peculiar e muito engraçada pelo pirata, os acontecimentos adquirem um humor sutil em determinadas situações e pode-se explicitamente perceber as criticas mordazes do autor à Igreja Católica, que atribuía o terremoto aos pecados cometidos pela sociedade lisboeta e que agora transformara-se na nova Sodoma.

É um livro que retrata muito bem o cotidiano dos portugueses, sua cultura, geografia da cidade, sua religião e principalmente o terror acontecido em 1755. Um romance de final inusitado, surpreendente e triste, claro. É também uma história de heroísmo para aqueles que conseguiram sobreviver a meio a tantas desgraças.
Estudantes da História e apreciadores de um excelente romance, eis uma obra que irá com certeza deixar você sem fôlego, pois os 49 capítulos não cansam, não enrolam. É muita ação,romance, cenas calientes e muita tragédia. Ponto para o autor que mesclou ficção e realidade muito bem! Ponto para a Editora Casa da Palavra que mudou a capa para uma mais agradável à versão portuguesa! E ponto para o leitor, que também ganha uma narrativa cheia de aventuras e dramas humanos.

SOBRE O AUTOR:
Domingos Freitas do Amaral, nascido em Portugal, formou-se em Economia pela Universidade Católica Portuguesa e fez mestrado em Relações Internacionais na Universidade de Columbia, em Nova York. Seguiu a carreira jornalística, trabalhando no jornal O Independente, e hoje é diretor da revista portuguesa GQ. É autor de cinco romances de sucesso pela Casa das Letras, em Portugal: Amor à primeira vista (1998), O fanático do sushi (2000), Os cavaleiros de São João Baptista (2004), Enquanto Salazar dormia (2006) e Já ninguém morre de amor (2008).

Comentários

  1. Nossa! Já ouvi muito falar desse livro, parece realmente bom! rs'

    Parabéns pela resenha e pelo blog! =D

    Abraços, Felipe
    Enquanto isso, na estante...

    ResponderExcluir
  2. Já ouvi falar bastante do autor, E ví também em um vídeo já a arte do livro e achei linda!
    A Casa da palavra tem um estilo muito interessante de livro, E esse me fez lembrar o relato de Um livro Por Dia.
    Gostei do livro e eu leria sim ;D

    www.pausaparaumcafe.com.br

    ResponderExcluir
  3. Impressão minha ou a literatura portuguesa ganhou um sucessor para o Saramago? Thi, realmente não sei se é porque você faz resenhas incríveis, mas eu fico com vontade de ler todos os livros sobre os quais você escreve aqui no blog... Achei essa obra bem interessante, sobretudo porque eu nunca soube desse desastre em Lisboa, que parece ter sido pior dos que têm acontecido ultimamente. E no meio dos fatos históricos, nada melhor que um romance pra complementar o enredo, trazer vida. Pois, que seria os acontecimentos sem as emoções?... Um dos pontos mais importantes que percebi foi o que você até mencionou a página do livro, aduzindo o quanto as tragédias são capazes de transtornar as pessoas, fazendo com que elas externem o que tem de pior dentro de si. Foi legal você ter tido sensibilidade pra captar isso, Thi! Gostei mesmo, tomara que um dia eu tenha oportunidade de ler... Vou ficando por aqui - ótima tarde. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Primeiramente parabéns pela resenha, você escreve incrivelmente bem. Segundo, este autor é maravilhoso, dificilmente vemos um autor que não enrola o leitor durante as 400 páginas que passam voando diante de nossos olhos, trazendo aventuras e emoções tão forte como ele. Uma característica que notei no autor e que muito me agradou é a ousadia na escrita, ele descreve os detalhes, encara uma cena de frente, de uma forma que faz com que o leitor se sinta perante a cena assistindo aquilo. Um livro maravilhoso, que me surpreendeu muito. E como você colocou, a ficção e a realidade formaram um conjunto perfeito que deixou a obra espetacular!
    Bjs
    Daiane
    nouniversodaliteratura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Primeira vez que leio uma resenha aqui no seu blog, e cara, tu tem futuro. Ficou muito boa e conseguiu trazer tudo de bom que tem o livro. Sério, eu me apaixonei pelo livro só lendo a resenha. Acho que entra pra minha lista de leituras.

    Rieri
    Welcometotheriotshow.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Nunca ouvi falar ;)
    Sou super antenada no assunto \ooo
    Otema resenha.
    Me interessei :)

    ResponderExcluir
  7. Já ouvi falar do Livro, é uma pena q ainda não o li
    Parabéns pela resenha Felício, vc escreve de maneira incrível, única!
    A história ou estória, realmente precisa de pessoas assim, como Santamaría, como Thiago Felício, e quem dera como Ed rsrs, para relatar os fatos, descrever acontecidos e tragédias, afinal o PRÓPRIO HOMEM FAZ A HISTÓRIA.
    Parabéns de novo, gostei de verdade, quando eu crescer quero ser como você =)
    Abraçãooo

    ResponderExcluir
  8. Juro que eu não conhecia o autor, mas já tinha lido outras resenhas do livro, a princípio não me interessei, mas agora já não sei se continuo com o mesmo pensamento!
    Gostei da sua resenha!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Resenha show!!
    Eu não conhecia o livro, mas agora eu quero!! Rs
    Parabéns, adorei mesmo, mais explicado impossivel!!!

    Bjkas

    ResponderExcluir
  10. Nossa, realmente a estória parece ser bem interessante. Sempre ouvi falar muito do terremoto de Lisboa. Ótima resenha.

    Muito bom o seu blog, já estou seguindo.

    Juliano Rafael,
    sociedadelv.blogspot.com.

    ResponderExcluir
  11. O livro parece ser ótimo. Só o fato de não enrolar, já ganhou pontos comigo. Gosto quando há histórias com personagens que se cruzem, que a principio não tinham relação nenhuma - só um desastre as unia. Enfim, parabéns pela resenha. :)

    Beijos

    Gleice
    @MPessoais
    www.murmuriospessoais.com

    ResponderExcluir
  12. Não tinha ouvido falar sobre o livro, mas a história parece ser interessante, gostei da sua resenha! :D

    Bjão;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  13. Adorei a sua resenha, ela se aprofunda bastante, fiquei curiosa para ler o livro mesmo não sendo o tipo de livro que gosto de ler. Eu nem sabia que isso tinha acontecido com Lisboa, nunca fui uma boa aluna de história, mas de matemática, tá estou perdendo meu rumo como sempre. Enfim gostei bastante.


    Luana - Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
  14. OI, estou seguindo seu blog.
    Gostei muito da resenha. Não conhecia o autor nem o livro, mas gosto quando misturam elementos fictícios com reais.
    Bjos

    ResponderExcluir
  15. Oi,
    Muito boa a sua resenha ;)

    Tem selinho pra você lá no blog :)
    http://www.escutaessa.blogspot.com/2012/02/selinho-best-blog.html

    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com/
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  16. Muito boa a sua resenha.
    Já tinha ouvido falar desse livro porém não sabia muito bem do que se tratava.
    Fiquei com vontade de ler.

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bom?
    Eu não conhecia este livro e não imaginava que sua história fosse tão especial, com personagens tão distintos e com cada história sobre o que aconteceu com eles, fiquei curiosa agora.
    Território das garotas
    @territoriodg
    Bjss *-*
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi. Grato pela visita. Sinta-se convidado a voltar sempre. Abraços.

Postagens mais visitadas deste blog

[Curiosidades] Xingamentos em um português culto

Se é pra xingar, vamos xingar com um português sofisticado. Aqui neste post você vai ler algumas palavras mais cultas e pouco usadas quando se quer proferir uma série de palavrões onde a criatura não entende patavina nenhuma. Antes, porém, de você aprender algumas palavrinhas, conheça esta historieta: Diz a lenda que Rui Barbosa, ao chegar em casa, ouviu um barulho estranho vindo do seu quintal. Chegando lá, constatou haver um ladrão tentando levar seus patos de criação. Aproximou-se vagarosamente do indivíduo e, surpreendendo-o ao tentar pular o muro com seus amados patos, disse-lhe:  - Oh, bucéfalo anácrono!Não o interpelo pelo valor intrínseco dos bípedes palmípedes, mas sim pelo ato vil e sorrateiro de profanares o recôndito da minha habitação, levando meus ovíparos à sorrelfa e à socapa. Se fazes isso por necessidade, transijo; mas se é para zombares da minha elevada prosopopéia de cidadão digno e honrado, dar-te-ei com minha bengala fosfórica bem no alto da tua sinagoga, e o

Resistência do amor em tempos sombrios

Terceiro e último livro de uma trilogia que a escritora gaúcha iniciou com A casa das sete mulheres, o volume Travessia encerra a Trilogia Farroupilha com um personagem que, no dizer da autora, é comum a toda a história: Garibaldi, este carismático personagem que aparece no início do primeiro livro, quando principia um amor platônico com a meiga Manuela, a filha do Bento Gonçalves. Mas como já acompanhamos nos volumes anteriores, a família da moça não compactua com o romance, impedindo, pois, o contato de ambos. Se no primeiro livro a escritora se atém a contar a história da família concomitante à Revolução Farroupilha, tendo como cenário a Estância da Barra, a casa na qual ficaram 7 mulheres da família de Bento Gonçalves, no segundo volume já temos como plano histórico a Guerra do Paraguai, além de mudar a perspectiva para o romance de Giuseppe e Anita, a mulher atemporal que provoca uma paixão no general e guerreiro italiano. Ana Maria de Jesus Ribeiro, ou Anita, sempre dava um

De Clarice Lispector para Tania Kaufmann

Conforme eu tinha anunciado ha meses, o blog Papos Literários divulgará com frequência uma série de cartas famosas do mundo da literatura ou da música. Hoje trago na íntegra a carta de uma das escritoras mais queiridinhas dos brasileiros, além de ser famigerada nestes tempos de facebook ee twitter. Confira a f amosa carta de Clarice para a sua irmã Tania Kaufmann. Clarice em sua árdua tarefa de escrever _____________________________________________ A Tania Kaufmann Berna, 6 janeiro 1948 Minha florzinha, Recebi sua carta desse estranho Bucsky, datada de 30 de dezembro. Como fiquei contente, minha irmãzinha, com certas frases suas. Não diga porém: descobri que ainda há certas frases suas. Não diga porém: descobri que ainda há muita coisa viva em mim. Mas não, minha querida ! Você está toda viva! Somente você tem levado uma vida irracional, uma vida que não parece com você. Tania, não pense que a pessoa tem tanta força assim a ponto de levar qualquer espécie de vida e continuar